Significado é força

A maioria das relações no mundo líquido não são feitas para durar. Ok! Já estamos fartos de saber disso. Mas há um componente fundamental que faz toda a diferença: significado. Quando as coisas passam a perder o seu verdadeiro significado, quando tudo passa a ser relativo, o indivíduo se desorienta diante da realidade.

Lembro-me de meu primeiro namoro. À medida em que ele foi perdendo seu significado no cotidiano, fui cedendo aos prazeres imediatos, até chegar ao ponto em que trair a minha namorada era comum. “Por que não trair? É só um namoro mesmo.” A partir daí, foi só ladeira abaixo. Me tornei um sujeito vil, pois passei a relativizar a minha realidade. Qualquer um que já tenha experimentado uma vida relativista, sabe onde isso vai dar: em niilismo. Ou seja: falta de sentido e de significado.

Quando eu e minha mulher tomamos a decisão de casar, fui incisivo: “A gente não vai casar sem saber o que de fato significa o casamento.” Hoje, a maioria casa porque é bonito, porque dá status social, porque agrada os pais e os parentes. Isso é muito pouco! É por isso que os casamentos não duram. Ninguém sabe o que é um casamento e muito menos o seu papel dentro dele. Ficam ambos desorientados na relação.

Um casamento se trata de um sacramento da igreja católica. Um sacramento serve para lhe deixar mais perto do céu. Quando o homem olha para a sua mulher, no altar, e profere todos aqueles juramentos, ele está prometendo diante de Deus! Percebam o tamanho desta responsabilidade! Eis o pulo do gato: você nunca irá perceber o peso desta responsabilidade, se não souber de todos os significados que estão envolvidos ali.

E o que acontece quando aquilo não tem um significado verdadeiro para você? Você se torna fraco, pois agora é um refém de suas vontades, como eu no meu primeiro namoro. O fulano casa com a fulana. Passam a morar juntos; as brigas se tornam frequentes; fulano tem a oportunidade de trair e trai; fulana tem saudades da vida de solteira e vai para a farra. Ao final de três anos ambos não se aturam mais, pois macularam tanto aquela relação, que o que resta é a nulidade de um casamento sem significado. Eis o ouro: significado é força!

Publicado por Guilherme Angra

É escritor e psicanalista. Publicou seu primeiro livro em março de 2018, Quando a Vida Vale a Pena: Reflexões sobre o Amor e Outras Doenças. Depois disso, publicou seu primeiro romance em fevereiro de 2020, o Depois de Nós. Escreve textos semanais em suas redes sociais desde 2018. Em 2021 iniciou seu maior projeto até então, o Querido Sobrevivente, que tem como objetivo ajudar as pessoas a construírem uma vida com substância. Faz postagens regularmente em suas redes sociais trazendo reflexões da vida como ela é, e oferece atendimento psicoterapêutico de forma online e presencial.

2 comentários em “Significado é força

  1. Guilherme, vou ter de discordar num ponto. Não é preciso subir ao altar para sacramentar o casamento. Casar na igreja e jurar perante Deus não são pré-requisitos para dar significado ao Casamento, ou de fato dizer que Casou. Casamento é relação de amor confiança a dois, é união, é cumplicidade, é fidelidade. O ritual católico não invalida quem não o fez, mas mesmo assim é casado porque vive esta relação com seu parceiro. 😉

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: