Agir com o coração

Hoje cedo, enquanto tomava café, sentia-me mal, sentia-me em profunda angústia. Encarava aquela xícara de café preto e pensava o quanto eu sou um desgraçado. Tenho tudo e não tenho nada, sou tudo e não sou nada, tudo ao mesmo tempo. Este paradoxo me deixa, muitas vezes, perdido internamente. Eis a consciência me dizendo: “Você está num dia sombrio.” Lá fora, o majestoso sol brilhava e aquele céu monumental cintilava um azul claríssimo. Enquanto aqui dentro estava uma penumbra completa.

Eu penso demasiadamente, em tudo. Por isso sou um desgraçado! Meu mal, em grande parte, é o excesso de consciência. A maioria das coisas grandiosas que fiz na vida, tive que lutar contra a consciência, contra a minha racionalidade mesquinha calculando cada milímetro da minha realidade. Não é possível construir uma vida com substância deste jeito. Não é possível construir nada usando apenas a razão. E então, o que me resta? Agir com o coração. Esta foi uma das maiores descobertas que fiz nos últimos tempos.

Resolvi desabafar estes devaneios com minha mulher. Ela virou-se e disse: “— Amor, a vida é sofrimento. Vamos trabalhar que já está na hora!” Pensei comigo: “Essa é pra casar!” Nós rimos, e, por incrível que pareça, eu me senti melhor. E por quê? Ora, a razão me atira na cara que a vida é sofrimento, me atira na alma os dias sombrios. A única forma de encará-los frente a frente, é agir com o coração, e agir com o coração significa se impor diante de uma consciência que diz muitas vezes para recuar.

Publicado por Guilherme Angra

Me chamo Guilherme Angra, sou um escritor com dois livros publicados e diversos textos postados na internet. (Crônicas, artigos, contos, poemas). Me formei em Administração, pós-graduei-me em Gerenciamento de Projetos e atualmente estudo Psicanálise. Além disso, crio conteúdo nas plataformas do YouTube, Facebook e Instagram. Meu conteúdo baseia-se em reflexões filosóficas sobre as várias nuances da vida: relacionamento, felicidade, tristezas, angústias, trabalho, finanças, intelecto e etc. Espero poder ajudá-lo de alguma forma.

8 comentários em “Agir com o coração

  1. Sou uma pessoa que sofre de Transtorno de ansiedade generalizada. Meus pensamentos chegam a um ponto de eu nem conseguir entende-los de tão rápidos e em grande quantidade que avançam por minha mente. Geralmente esses dias são bem depressivos. Mas existem os dias melhores e sempre me apego a eles. Gostei do seu desabafo,me identifico.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Penso e encaro diferente , prefiro acreditar que tudo na vida depende do jeito em que resolvemos olhar para a situação. Penso que a vida é um presente e tem sim situações de sofrimento , mas é somente um obstáculo com que vou apreender algo , pode muitas vezes não parecer justo, por que passar por algo que nos faça sentir triste , deprimido, você usa uma palavra pesada um desgraçado, nossa doe a alma escutar que alguém tenha que si sentir assim em algum momento . Mais vamos em frente sim por que sempre a esperança e como a sofrimento á também felicidades . Às vezes somos mais fortes quando assumimos que é necessário uma ajuda para nos sentirmos melhor , acho que o que deve ter feito você si sentir melhor ao disser para sua esposa , foi ela ter ti ouvido e dito tipo assim ei a vida é sofrimento sim , mas vamos trabalhar ou seja vamos seguir em frente e passar juntos por isso .

    Curtido por 1 pessoa

  3. Ah! Guilherme, eu acho que na vida as pessoas são diferentes. Veja, vc. pensativo e cabisbaixo e sua esposa bem pé no chão. É um pouco da maneira de ser de cada um. Embora qualquer tipo de pessoa tenha seus dias bons e seus dias sombrios. Agora com relação a agir só “através”do coração também não dá. Penso que temos que agir e ser até onde possível bem pragmáticos e com umas piadinhas de coração sempre que possível. A questão é acertar a quantidade. O equilíbrio!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: