UMA FAMÍLIA SÓLIDA É A BASE DE UMA SOCIEDADE PRÓSPERA

Tendo a acreditar que uma família sólida é a base de uma sociedade próspera. Mas o que seria uma família sólida? Não quero entrar na relativização contemporânea da palavra “família”, vou falar aqui de experiências pessoais. Família sólida é quando todos os membros que estão nela fazem seu papel. O pai, a mãe, o irmão (se tiver). E quais seriam os papéis? Por questões politicamente corretas, também não vou entrar nesta seara, mas é importante para o indivíduo ter um pai e uma mãe que o ensinem o certo e o errado. Mostrem os valores, mostrem os limites, mostrem como o mundo funciona e o inspirem de alguma forma.

Uma família sólida faz o indivíduo. Uma família em que há confiança, amor, honra e respeito, com certeza fará seus membros estarem um passo à frente se tratando de prosperidade espiritual, financeira, profissional e individual. Claro que isso é a regra, mas há as exceções.

Quando somos crianças, é onde criamos nossos traumas que poderão nos acompanhar a vida inteira. Os primeiros contatos com questões morais, são com nossos pais. Nunca esqueço quando era pequeno, devia ter uns 5 ou 6 anos, estava na fazenda da minha vó. Avistei um gato doente estatelado no chão, e eu, na mais pura maldade ou inocência, peguei uma pedra imensa, pelo menos para a minha idade, e joguei contra a cabeça do felino. Óbvio que o matei. Minha mãe quando viu aquilo, me fez sentir a culpa e remorso por ter matado um bicho sem propósito. Imediatamente entendi que cometi um erro e deveria ser punido por aquilo.

Depois, quando comecei a ter contato com as pessoas, tinha o costume de não cumprimentar ninguém, ou, se cumprimentava, olhava para o chão, mas nunca para os olhos. Outro momento que não esqueço: meu pai conversando seriamente comigo e dizendo que ao apertar a mão de alguém, devemos mostrar verdade, respeito. Devemos apertar com firmeza e olhar dentro dos olhos do outro. Lembro ainda quando aprendi a falar palavrões para os outros. Comecei a dizê-los com naturalidade, foi aí que meu pai, mais uma vez me colocou no meu lugar e me fez sentir um merda. Ainda quando adolescente, num frenesi imbecil de minha parte, mandei minha mãe tomar naquele lugar. Minha mãe se retirou da sala e foi para o quarto; e de novo meu pai veio falar comigo. Ele não precisou me bater, apenas mostrar que eu estava errado; me senti o pior homem do mundo por fazer minha mãe chorar.

Esses são exemplos de como é importante ter um pai e uma mãe para lhe mostrar o mundo. Sem falar que a família é teu refúgio, é o lugar para onde vamos quando o mundo se torna um inferno hostil. A base precisa ser forte, não vejo outro caminho para a prosperidade dos indivíduos. Não é de se estranhar que alguém com uma base familiar desregulada, sensível e fraca acaba seguindo caminhos imorais e antiéticos.

Comecei assistir a um seriado chamado Mindhunter (Caçador de Mentes) na Netflix, que consiste basicamente em estudar mentes criminosas e psicopatas. Até o momento, não houve um criminoso/psicopata que não tivesse problemas familiares: a mãe não dava atenção ao filho; o pai abandonou a família; o filho era tratado como um escárnio dentro de casa; entre outros.

Não há nada mais importante na formação psicológica de um indivíduo do que a família. Se hoje me sinto de alguma forma mais seguro, se deve muito ao fato de que sei que posso contar com meus parentes sanguíneos mais próximos, a qualquer hora, momento ou lugar. E não digo apenas no sentido financeiro, aliás, isso é o de menos, digo no sentido de afeto, amor e compaixão. Já perdi as contas de quantas vezes liguei para meus pais para desabafar, pedir conselhos ou apenas para falar com alguém que eu tenho a certeza que me ama incondicionalmente.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s